RELEASE PARA IMPRENSA

A figura de Maria, tida como mãe de Jesus Cristo, tem forte influência, não somente para os católicos, mas também para seguidores de diversas religiões.  Filha de Ana e Joaquim, ela é lembrada por virtudes como a piedade, a humildade e a misericórdia, fato que influencia o modo de agir e pensar de seus devotos espalhados por todo o mundo. Acredita-se que não somente Maria, mas também o seu esposo, José, eram descendentes do rei Davi.

Diante de toda essa representatividade na vida de muitas pessoas, o psicólogo e doutor em ciência da religião, Reinaldo da Silva Júnior, tem estudado, desde 2004, a imagem de Maria como a representação feminina do sagrado.  De suas análises sobre essa figura tão importante para a comunidade religiosa, resultou o livro “Maria, A Face Feminina de Deus”, obra a ser lançada pela Editora Gulliver/Artigo A voltada para aqueles que buscam mais conhecimento sobre o tema.

No livro, o autor traz uma série de reflexões sobre a condição da mulher a partir das passagens da vida de Maria. “Maria se apresenta no universo da cultura cristã como uma personagem chave da história, pois é, nada menos, do que a mulher que gestou e pariu Jesus. Mas, se expandirmos nosso olhar,veremos nela o arquétipo do sagrado feminino que é abafado numa sociedade patriarcal e machista que dá visibilidade apenas para a representação de um sagrado masculino reconhecido como pai”, defende o autor.

Estudioso de assuntos como laicidade, espiritualidade, religião e outras tradições, o autor destaca ainda a humanidade da mulher Maria e como suas atitudes têm influenciado comportamentos.  “Estudei, no meu mestrado e doutorado, a relação do povo brasileiro com um sagrado reconhecido como feminino; minha prática profissional me coloca diante das questões de gênero, da reflexão ética e das ações nas políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social”, explica.

O lançamento do livro e a noite de autógrafos com o autor acontecem no próximo dia 20 de junho, às 19h, na Boutique do Livro, em Divinópolis (Av. Antônio Olímpio de Morais, 487, Centro).