Reginaldo Faria (jornalista e diretor da Mediar Comunicaçao Integrada)

Você sabia que, neste exato momento, um incalculável número de pessoas busca por informações sobre produtos ou serviços na Internet! E, também, neste exato momento, outras incontáveis quantidades de pessoas oferecem de tudo e mais um pouco nessa grande vitrine de alcance global, buscando as melhores maneiras de “fisgar” a audiência a seu favor. Pois bem! E, porque não fazer um “elo” entre essas duas forças, aproximando quem tem algo a oferecer de quem está procurando por alguma coisa?

Aqui, surge uma nova tendência na Internet: o marketing de conteúdo (MC)! Diferente de um sistema onde   as informações aparecem estáticas, muitas vezes disponibilizadas timidamente em sites ou páginas pessoais, o marketing de conteúdo preocupa-se com um melhor aproveitamento do processo envolvendo a produção e a disponibilização da informação, seja ela voltada para um produto e/ou serviço. Para tanto, o MC utiliza técnicas específicas para produzir um conteúdo atraente e eficaz, capaz de encantar e “prender” a atenção.

Produza conteúdo de qualidade na Internet

Tudo isso faz sentido, já que, em meio a tanta informação, nada melhor do que um posicionamento adequado ao seu público alvo. O marketing de conteúdo tem como principal objetivo expandir a sua rede de consumidores e também de potencias clientes através da produção/disponibilização de um conteúdo de qualidade e valioso, realmente importante para o seu público de interesse. É preciso falar com aquela pessoa que está buscando exatamente isso que você tem a oferecer a ela!
Construa um relacionamento confiável com o seu público de interesse

O marketing de conteúdo traz várias vantagens a quem se utiliza de suas técnicas. No momento em que muitos procuram por informações fidedignas e confiáveis na Internet, porque não ser o responsável por gerar todo esse conteúdo de grande valor para o seu público-alvo e ser a referência no assunto quando da procura pela Web? O MC lhe transforma em uma “autoridade” no seu ramo de atuação ou negócio. Assim, você passa a ser uma importante fonte de referência, adquirindo significativa visibilidade no mercado.

Seja lembrado em meio a maioria

E, se você produz um belo conteúdo, você se aproxima do seu cliente, estabelecendo uma relação de confiança, algo que irá trazer o sucesso para ambas as partes. O conteúdo realmente útil ajuda os seus clientes a tomarem as decisões mais corretas capazes de satisfazer, por completo, as suas necessidades. Em um mercado cada vez mais competitivo, ao produzir um conteúdo realmente pensado, você cria laços de confiança e respeito para com os seus clientes, sendo facilmente lembrado e procurado por esse público.